O que causa infertilidade?

Em casais com infertilidade, ainda é a mulher que geralmente é examinado em primeiro lugar; os homens são frequentemente examinados mais tarde, apesar da infertilidade masculina contribuir para quase metade de todos os casos.

A Infertilidade significa a incapacidade de um casal conceber e de reproduzir. Segundo os médicos, a infertilidade é definida como a incapacidade de conceber após um ano de relações sexuais regulares sem contraceção.

O que causa infertilidade?

 

Existem dois tipos de infertilidade: primária e secundária.

  • Infertilidade primária: significa que um homem nunca teve um filho
  • Infertilidade secundária: o homem já foi pai de um ou mais filhos, com a sua parceira atual ou com outra mulher

A infertilidade masculina tem muitas causas – genética, stress, mudanças no estilo de vida, mas também s alteração dos hábitos alimentares têm contribuido para a redução da qualidade do esperma a um ritmo alarmante. Aproximadamente 7% dos homens permanecem inférteis mesmo após um ano de relações sexuais desprotegidas.

Há alterações genéticos e outras que são adquiridas, as quais são divididas em alterações do controlo hormonal da função testicular (1-2%), doenças na formação dos espermatozóides (30-40%) e doenças do sistema de transporte do esperma (aprox. 10-20%).