Papel & Função

A produção dos espermatozóides é um longo processo que começa no epidídimo. Demora cerca de dois a três meses até os espermatozoides estarem completamente formados, o que é um longo período de tempo onde qualquer distúrbio pode ter consequências fatais.

A produção de espermatozóides é um processo que ocorre no epidídimo. O número de espermatozóides produzidos depende de inúmeros fatores, tais como genéticos, ambientais, condição física ou frequência das relações sexuais, que pode ser diferente em cada homem. Os espermatozóides estão constantemente a ser produzidos nos túbulos seminíferos.
A qualquer altura, um homem normal adulto tem cerca de dois a três biliões de espermatozóides disponíveis, em diferentes estados de maturidade. A média do processo de maturação dos espermatozóides é de aproximadamente dois a três meses, isto quer dizer que em cada três meses um novo “conjunto de espermatozóides” é produzido. As hormonas desempenham um papel decisivo na produção de espermatozoides (espermatogénese). A glândula pituitária (hipófise) produz uma hormona conhecida como hormona folículo estimulante (FSH). Ao mesmo tempo é produzida a hormona luteinizante (LH). Nas mulheres ambas as hormonas são fundamentais na maturação dos óvulos, enquanto que nos homens elas estimulam a produção dos espermatozoides.

 

Papel & FunçãoEspermatogénese + PROfertil

Micronutrientes

Para promover a correta maturação dos espermatozóides, o organismo necessita de utilizar nutrientes específicos para as diferentes fases de desenvolvimento, tais como aminoácidos, vitaminas, oligoelementos e substâncias semelhantes a vitamina. Mas para além disto os espermatozóides têm uma resposta negativa a fatores externos, tais como infeções, drogas ou raios-x. Deste modo são esses nutrientes específicos que garantem as condições ideais para uma produção normal e saudável de esperma. Devido a certas circunstâncias e à escolha de um estilo de vida pouco saudável, pode haver uma escassez destas substâncias, que, no entanto, raramente é notado pelos homens.
O gráfico mostra que os ingredientes ativos do PROfertil® têm um efeito positivo no início da maturação do esperma.